Parque Estadual do Utinga é opção de lazer nas férias em Belém

Belém, 17/7/14 – Uma das opções de lazer neste mês de férias em Belém, o Parque Estadual do Utinga (Peut), Unidade de Conservação da Natureza, de Proteção Integral, com 1.340 hectares, segue com atividades direcionadas ao público para intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em áreas de floresta de terra firme, várzea e igapós.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) gerencia o parque, onde os visitantes, este mês, podem desfrutar de uma programação que inclui palestras e visita à Estação de Tratamento de Água, em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). A área também é utilizada por famílias em passeios de bicicleta, patins, corridas e caminhadas em contato com a beleza paisagística do parque.

No roteiro do passeio pode-se encontrar algumas espécies da fauna, como aves (jaçanã, quero-quero, pica-pau) e mamíferos (capivara, preguiça, macacos). No local, ainda estão catalogados répteis, anfíbios, insetos, assim como espécies nativas da flora amazônica, entre elas a andiroba, samaúma, castanheira e outros exemplares. Os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem Belém, também fazem parte das atrações da natureza oferecidas aos visitantes.

No início de julho, a Sema promoveu cursos de manejo e contenção de serpentes; de observação de aves e de manuseio do equipamento Sistema Global de Posição (GPS, sigla em inglês), direcionado para estudantes universitários e integrantes de instituições de pesquisa.

As visitas devem ser agendadas previamente pelos interessados na Gerência do Parque Estadual do Utinga, para que os grupos de visitantes sejam acompanhados por técnicos da Sema. Localizado na avenida João Paulo II, o parque está aberto ao público de terça-feira até sexta-feira – de 8h às 12h e de 14h às 16h -, e aos sábados e domingos de 8h às 14h.

 Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará