Parque Estadual Monte Alegre e APA Paytuna realizam Jogos Ambientais

DSC01868 Sem titulo4 Sem titulo3

Belém (11/07/14) – A gerência do Parque Estadual Monte Alegre (Pema) e Área de Proteção Ambiental Paytuna (APA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará, realizou, pelo segundo ano consecutivo, os “Jogos Ambientais” nas comunidades de Santana, Paituna, Lages, Ererê e Maxirazinho, todas localizadas na APA. O projeto teve como finalidade proporcionar educação e diversão de qualidade para as crianças dessas comunidades no período de férias escolares.

As atividades contaram com jogos educativos de quebra-cabeça, pinturas, boliche, bambolê e amarelinha. As competições entre grupos ficaram por conta dos jogos de futebol, vôlei, queimada, bandeirinha e corrida de saco.  Além das brincadeiras, vídeos educativos foram apresentados e exercícios de alongamento foram repassados pelo educador físico, Rodrigo Araquém, que acompanhou as atividades.

Segundo Patrícia Messias, gerente da APA, os jogos e brincadeiras nesse trabalho vêm sendo preparados e aplicados no âmbito da Ação de Educação Ambiental da unidade há dois anos, contribuindo no processo educativo complementar ao currículo de escolas públicas da APA Paytuna. “As crianças e os professores têm participado de forma continuada. Acredito que o principal fruto desta atividade é contribuir pra formação da memória infantil das crianças, contribuindo também para o trabalho de sensibilização e reflexão sobre o meio ambiente e o Parque Estadual Monte Alegre. Tentamos com as brincadeiras lúdicas e vídeos educativos fazer uma releitura com as crianças e jovens sobre o papel delas no processo de preservação do meio ambiente”, afirmou Patrícia.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará