Previsão da Sema indica diminuição de chuvas em julho

Belém, 04/7/14 – A previsão da Diretoria de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), aponta que as chuvas nos principais balneários paraenses como Salinas e Mosqueiro, no mês de julho, terão uma diminuição considerável no índice pluviométrico, em relação a junho, caindo dos 200 milímetros (mm) em junho, para 110 mm previstos para julho. Normalmente, são chuvas que caem à tarde e rápidas, provocando aumento do calor.

Segundo o Núcleo da Sema, poderá cair chuva forte e rápida nos balneários, em função das características locais, como o efeito da brisa marítima que ajuda na formação da nebulosidade. O sol deve aparecer forte pela manhã diminuindo de intensidade à tarde, em função do aumento da nebulosidade.

De acordo com o meteorologista, Paulo Guimarães, as condições climáticas do mês de julho este ano para o litoral do Estado, onde se encontram os principais balneários, apresentarão ainda as características de normalidade, “apesar do fenômeno El Niño – que causa o aumento da temperatura da água da superfície do oceano Pacífico equatorial – estar dando sinais de presença nesse oceano, que tem como resultado chuvas com índice abaixo da média no Pará”, explica.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará