Projeto Hortas Suspensas da Ilha do Combu é tema de matéria do Globo Cidadania

1 2  3

Belém (30/06/14) – A Área de Proteção Ambiental (APA) da Ilha do Combu, gerenciada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), recebeu no final deste mês a visita da equipe do Globo Cidadania – Expedição Terra, programa veiculado em rede nacional e internacional pela Rede Globo – TV Futura, apresentado pelo ator Max Fercondini, com temas voltados às ações sustentáveis, promovidas pelas comunidades e instituições de apoio na Amazônia.

A produção do programa fez contato com a Gerência da Unidade para identificar as ações realizadas na Área de Proteção Ambiental da Ilha do Combu. Dentre as ações, foi feita uma reportagem sobre o projeto “Hortas Suspensas: cultivando saberes”, realizado na comunidade do Igarapé Piriquitaquara, envolvendo os alunos da Unidade Pedagógica de Santo Antonio. Esse projeto é da Fundação Municipal de Assistência aos Estudantes em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Sema e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA). Foram utilizadas canoas (“casquinhos”) para viabilizar a horta suspensa, cedidas pelo BPA/Sema.

O objetivo do projeto é sensibilizar os estudantes da APA da Ilha do Combu para a valorização da gastronomia por meio do uso sustentável de hortaliças na comunidade, visando contribuir para a qualidade nutritiva e saudável da merenda escolar. O projeto compreende desde a preparação dos espaços, plantio, acompanhamento, manipulação e preparação de alimentos, até as ações de educação ambiental entre estudantes e comunidade.