Sema fará parte de comitê que irá coordenar ações de acesso à água

Belém (27/06/14) – Foi criada, nessa semana, Comitê Gestor Estadual do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água chamado “Água para Todos”, que tem representantes do poder público, dentre os quais a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará e da Sociedade Civil. A finalidade é coordenar territorialmente a implementação das ações de acesso à água, com a participação direta do Comitê Gestor Federal.

O Programa Água para Todos abrange os municípios do Estado do Pará que compõe o Território do Xingu e o Arquipélago do Marajó, para garantir os mínimos direitos básicos de vida, objetivando a promoção do uso dos Recursos Hídricos, a qualificação das atividades de inserção produtiva a partir do acesso à água, de modo a possibilitar a melhoria da qualidade de vida e a dignidade humana.

As funções desse comitê são coordenar as iniciativas a articular as ações no programa, definir metas, discutir e propor aperfeiçoamento nos planos operacionais, estabelecer metodologia de monitoramento e avaliação do programa, entre outros.

A Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri) coordenará o comitê, que será composto também pelas Secretarias de Estado de Assistência Social (SEAS) e de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Pará (Fetagri), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará