Sema e PMV discutem no Marajó Plano de Prevenção ao Desmatamento

Belém (10/06/14) – Nesta terça-feira, 10, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Programa Municípios Verdes (PMV) realizam a terceira das quatro rodadas estaduais de discussão para elaboração do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD/PA), de 2015-2017. Desta vez, o grupo se reúne no município de Breves, região do Marajó.
A reunião tem o apoio da Prefeitura Municipal de Breves, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), do Escritório Regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PA) e da Incubadora de Políticas Públicas na Amazônia (IPPA), vinculada à Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA).

PPCAD – As ações do PPCAD envolvem o ordenamento territorial fundiário e ambiental, zoneamento ecológico-econômico, política e governança fundiária, criação e consolidação de áreas protegidas – Unidades de Conservação e Terras Indígenas – e Cadastro Ambiental Rural.Outro componente do Plano é o fomento às atividades sustentáveis, que organiza questões de crédito, incentivos e certificação de sistemas sustentáveis de produção, valorização da floresta em pé, assistência técnica e extensão rural e a pesquisa científica e tecnológica.

O monitoramento e controle é o eixo temático que une instrumentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização de áreas, prevenindo e reduzindo desmatamento e queimadas e exploração madeireira ilegal, com sensoriamento remoto e outras tecnologias de informação disponíveis.