Comunitários do entorno do Parque do Charapucu recebem cursos técnicos

Belém, 10/06/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Gerência do Parque Estadual Charapucu, promoveu nas últimas quatro semanas cursos técnicos para incentivar as cadeias produtivas em bases sustentáveis no entorno do Parque Estadual Charapucu, no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó.

Os cursos foram ofertados para quatro comunidades do entorno da Unidade de Conservação (UC) em parceria com o Serviço Brasileiro de Aprendizado Rural (Senar). Manejo de Açaizal, Horticultura e criação de galinha caipira foram os cursos ministrados por consultor do Senar na Ilha Charapucu.

Essa parceria Sema/Senar tem sido essencial na promoção de renda alternativa à exploração do palmito e da madeira. A região do Charapucu é uma das regiões mais vulneráveis socialmente do Marajó, com índice de desenvolvimento humano comparado ao de países como Bangladesh. “É de extrema importância que as comunidades do entorno das UCs recebam assistência técnica de qualidade para que possamos oportunizar o aumento da renda familiar dessas populações, minimizando assim o impacto que elas exercem sobre os recursos naturais presentes nas Unidades de conservação”, acrescentou Julio Meyer, gerente da UC.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará