Terá chuva em Belém no primeiro dia da Copa do Mundo

Belém (09/06/14) – O clima de Copa do Mundo já está nas ruas de todo o país. E pelo futebol ser uma paixão nacional, há o costume de se reunir em locais públicos, como ruas e praças, para assistir as exibições da seleção brasileira. Porém, todo o cuidado é pouco para não ser surpreendido por chuvas durantes os jogos e por em risco os aparelhos eletrodomésticos como televisão e rádio, no momento da partida.

Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Paulo Guimarães, no dia da estreia da seleção, há possibilidades de chuvas pela parte da tarde em Belém. As previsões ainda apontam que as chuvas serão intensas, se prolongando pela noite. “Tudo isso pode acontecer porque junho é o mês de transição e já ocorrem os efeitos do calor. Esse mês é de pouca ventilação, por isso, o aumento do calor”, ressalta.

Em relação a maio, o sexto mês do ano tem menos chuvas. “É prevista uma queda de 50%, que faz com que o calor se intensifique, pois como a chuva tem a função de refrigeração do ar, sem ela, o clima se torna mais quente”, explica Guimarães. No período da noite, o clima tende a ficar mais ameno, adiciona o meteorologista.

As previsões apontam que, neste mês, as chuvas vão se concentrar no extremo norte do estado – incluindo parte da Calha Norte -, na Região Metropolitana de Belém e no litoral, a exemplo de Bragança, Mosqueiro e Salinas. No restante do estado existe uma massa de ar seco atuando, deixando boa parte do Pará sem chuva e com o tempo quente.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará