APA Triunfo do Xingu lança projeto Beija-Flor durante Semana de Meio Ambiente

IMG_4811

Belém (09/06/14) – O gerente da Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu, Marco Antonio Carvalho, lançou o projeto Beija-Flor durante a Semana de Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 03 e 04 de junho no auditório da Universidade Estadual do Pará, campus Telégrafo, reunindo diversas secretarias de Estado.

O projeto tem por objetivo a difusão de tecnologias alternativas, a valorização e a diversificação da produção da agricultura familiar com base na agroecologia e sustentabilidade socioambiental, a geração de emprego e renda nas comunidades da APA Triunfo do Xingu e a redução do êxodo rural. Ele foi concebido respeitando as peculiaridades e necessidades da região e pretende implantar 250 módulos de Sistema Agro-Florestal (SAF) até 2015, utilizando consórcios variados de espécies alimentares, frutíferas e florestais, como o taperebá (cajá), a castanha do Brasil, a pimenta-do-reino, café, milho, mandioca, feijão e arroz.

A proposta faz parte do projeto Consolidação das Unidades de Conservação da Terra do Meio, desenvolvido e apoiado por meio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e União Europeia, e conta também com o apoio e colaboração de produtores rurais, de cooperativas e associações rurais, e da prefeitura de São Félix do Xingu, por meio das secretarias municipais de agricultura e meio ambiente. A gerência da APA Triunfo do Xingu funciona no prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de São Félix do Xingu (Semmas).