Sema avança nas negociações com banco alemão para investimento na Gestão Ambiental do Pará

banco 2 banco 1

Belém, 05/06/14 –  Foi finalizada na última quarta-feira, 05, reunião entre representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará e do Banco Alemão KfW. As tratativas, iniciadas na segunda-feira, 02, tiveram como objetivo avançar no desenvolvimento do Projeto de Cooperação Financeira voltado para o aumento da eficiência da Gestão Ambiental no Estado do Pará, a partir do desenvolvimento de ações estruturantes no âmbito da Sema.

Trata-se de uma continuidade dos esforços do órgão ambiental na captação de recursos para avançar em temas prioritários na Gestão Ambiental do Estado. No final do mês de abril, um anteprojeto, elaborado pela Sema, obteve aprovação do Banco KfW para um recurso de doação de 12,5 milhões de euros. “A visita do KfW (a Belém) expressa não somente a aprovação de nosso pré-projeto, como também é um indicativo de que a Cooperação é viável e de muito interesse de ambas as partes”, explica o assessor técnico da Sema, Wendell Andrade.

Durante os 3 dias, foram discutidos temas como fortalecimento do Monitoramento e da Fiscalização, aprimoramento dos Sistemas de Informação voltados para a Gestão Ambiental e melhoria dos procedimentos e fluxos lógicos dentro da Secretaria, sobretudo voltados para o melhor desempenho dos setores de Licenciamento Ambiental.

“O fortalecimento institucional da Sema é importante, inclusive, para fazer com que o Governo do Estado chegue com mais qualidade aos municípios”, reiterou o titular da Sema, José Alberto Colares, reforçando que a descentralização da gestão ambiental também terá impactos positivos a partir da Cooperação.

A reunião contou, ainda, com representantes do Instituto de Desenvolvimento Florestal do Estado (Ideflor), Programa Municípios Verdes (PMV), Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil do Governo do Estado e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

No final do dia, o secretário reuniu com gestores das Diretorias da Sema para iniciar as discussões sobre as prioridades do projeto, que serão estabelecidas ainda neste semestre. A Sema constituirá uma comissão envolvendo todos os setores da instituição para que, juntos, solidifiquem o projeto, que deve ser consolidado até o final deste ano. A expectativa é de que a execução seja iniciada em 2015.

O Banco Alemão de Desenvolvimento, KfW, é uma instituição fundada em 1948, inicialmente voltada para a reconstrução da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial. Atualmente, é uma das instituições financeiras mais sólidas do mundo (classificação ‘AAA’) e, desde 1963, coopera com projetos voltados para o Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará