Região do Guamá recebe oficina de Educação Ambiental e Agricultura Familiar

Deliany 1 Deliany 2

Belém (03/06/14) – A Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), e o Comitê Gestor do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar no Pará (PEAAF/PA), promoveram nos dias 28 e 29 de maio a primeira oficina territorial do programa, no campus do Instituto Federal do Pará (IFPA), município de Castanhal.

A programação, que teve a participação de representantes das instituições públicas e sindicatos de agricultores da região do Guamá que trabalham com as temáticas de desenvolvimento rural, agricultura familiar, meio ambiente e educação,  foi iniciada com a apresentação de algumas informações básicas sobre o PEAAF, seus objetivos, público a quem se destina, princípios e diretrizes.

Durante a oficina, foi mostrado ao público relatos de experiências de Ordenamento Territorial na Agricultura familiar; Gerência de Planejamento Ambiental, pela Coordenadoria de Ordenamento Ambiental; e Currículo Acadêmico e Agricultura Familiar, pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará.

Integraram a programação mesa redonda, coordenada pela Ceam, intitulada Educação Ambiental – transformando o Processo Produtivo na Agricultura Familiar que contou com a participação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER) e uma dinâmica em grupo que tinha como objetivo o desenvolvimento de ações educativas que busquem a construção coletiva de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental rural.

A coordenadora de Capacitação e Educação Ambiental, Deiliany Souza, ressaltou a importância do programa. “O PEAAF é um grande desafio para a Coordenação de Capacitação e Educação Ambiental da Sema, visto que é uma temática que ainda não desenvolvíamos na Ceam, mas a equipe técnica tem se engajado para desenvolver as ações necessárias para a construção do programa dentro do Estado do Pará”, conclui.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará