Agricultura Familiar é tema da Semana Estadual de Meio Ambiente nesta terça-feira

Belém, 02/06/14 – No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial de Meio Ambiente. Para celebrar a data, a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Estado do Pará (CIEA), coordenada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realiza a Semana Estadual de Meio Ambiente, nos dias 3 e 4 de junho de 2014, na Universidade do Estado do Pará (Uepa), no Campus I – CCSE, na Travessa Djalma Dutra, em Belém.

A Semana conta com programação diversa que tem como temática “Agricultura Familiar no contexto da Educação Ambiental e Segurança Alimentar” e objetiva contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar visando a produção e uso de alimentos saudáveis com preservação do meio ambiente no Pará.

Palestras, oficinas, feiras, mesas-redondas e exposições de painéis integram a programação do evento. A Sema, por exemplo, oferecerá a palestra Agricultura e Sustentabilidade: desafios para consolidação de boas práticas, ministrada pelo técnico da área florestal, Emanuel Carrolo, e a oficina do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar: Construção de um Painel Conceitual no Pará, conduzida pelo servidor Lucivaldo Maia.

Duas mesas-redondas integram o evento. A primeira terá como assunto o Fomento e acesso ao crédito para agricultura familiar, da qual participarão representantes do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal. A segunda, profissionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Federal do Pará (IFPA), que terá como foco a Educação Ambiental em espaços escolares e não escolares de aprendizagem: uma agenda de pesquisa e experiências.

Quem não fez inscrição pelo site http://semanameioambiente.pa.gov.br/ pode se inscrever pessoalmente no início do evento.