Sema e PMV realizam Oficina de Validação de ações do PPCAD

DSC_0006 DSC_0004

Belém (16/05/14) – Nesta sexta-feira, 16, acontece a Oficina de Validação das ações do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento do Estado do Pará (PPCAD), em Belém. O evento objetiva validar e ranquear (classificar) as ações propostas desde abril, no último encontro do grupo, coordenado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Programa Municípios Verdes (PMV), em parceria com o Programa Pará Rural, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), que inclui outras instituições governamentais e não governamentais. Também será discutido um modelo de Governança para o PPCAD em seu próximo triênio de ação (2015-2017).

Em abril passado, a oficina identificou as ações que várias instituições executam no combate ao desmatamento no Estado e propôs alinhamento entre elas. Na reunião, foram abordados instrumentos de ordenamento e gestão do território, zoneamento e consolidação de áreas protegidas, a organização das questões de créditos, incentivos e certificação de sistemas sustentáveis de produção e também a convergência de licenciamentos, monitoramento e fiscalização de áreas em prol da redução do desmatamento. A principal meta do encontro foi e é reafirmar o Plano em busca do Desmatamento Líquido Zero (DLZ), como desafio de alcance até 2020. O DLZ compensa áreas desmatadas com áreas reflorestadas.

O titular da Sema, José Alberto Colares, presente no evento, reafirmou o compromisso do Estado com o PPCAD, e o engajamento da Secretaria na sua completa execução. “É um trabalho que temos que construir juntos. O meu compromisso com esse Plano não é um proselitismo político, mas de responsabilidade ética. Como gestor público, nós não vamos nos omitir. Se não estivermos juntos, não mudamos essa história perdulária, essa cultura predadora (da floresta). E eu não estou com isso, jogando pra cima do setor empresarial, pelo contrário, eu já disse aqui, eu sou secretário de Meio Ambiente da maior indústria madeireira do Brasil, líder de matéria prima”, declarou.

PPCAD – As ações do PPCAD envolvem o ordenamento territorial fundiário e ambiental, zoneamento ecológico-econômico, política e governança fundiária, criação e consolidação de áreas protegidas – Unidades de Conservação e Terras Indígenas – e Cadastro Ambiental Rural.Outro componente do Plano é o fomento às atividades sustentáveis, que organiza questões de crédito, incentivos e certificação de sistemas sustentáveis de produção, valorização da floresta em pé, assistência técnica e extensão rural e a pesquisa científica e tecnológica.

O monitoramento e controle é o eixo temático que une instrumentos de licenciamento, monitoramento e fiscalização de áreas, prevenindo e reduzindo desmatamento e queimadas e exploração madeireira ilegal, com sensoriamento remoto e outras tecnologias de informação disponíveis.

Ascom Sema

(91)3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará
teste