» Santarém recebe I Seminário de Integração do Baixo Amazonas e Tapajós SEMAS | Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Santarém recebe I Seminário de Integração do Baixo Amazonas e Tapajós

Belém (09/05/14) – A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) finaliza nesta sexta-feira, 09/05, em Santarém,  o “I Seminário Integrador: A Gestão Ambiental de Integração do Baixo Amazonas e Tapajós”. O evento, iniciado na segunda-feira, 05, tem como objetivo principal contribuir com a implementação da gestão ambiental integrada e participativa, de modo a garantir o fortalecimento do Sistema Municipal de Meio Ambiental, com reflexo na efetiva qualidade de vida sustentável.

Este encontro é voltado para a orientação de gestores, técnicos, assessores jurídicos, educadores ambientais e demais servidores da esfera ambiental. O aperfeiçoamento dos conhecimentos está ligado ao relacionamento dos instrumentos de Gestão Ambiental como educação ambiental, fiscalização, licenciamento, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Ordenamento Jurídico.

Segundo o titular da Sema, José Alberto Colares, o desafio do Estado é descentralizar a gestão ambiental e garantir sustentabilidade local. “Não há como liberar uma licença, sem levar em conta a sustentabilidade, com um olhar voltado sempre para a identidade comunitária”.

O prefeito do município, Alexandre Von, elogiou o evento, e enfatizou a necessidade de dar respostas às necessidades ambientais locais. “Eu quero louvar a iniciativa do Estado, fortalecendo a parceria com os municípios e entre os municípios, para que tenhamos uma capacidade mais eficaz de dar respostas no processo de desenvolvimento local sustentável”, disse.