Sema participa de oficina ambiental de proteção às Zonas Costeiras

Belém, 07/5/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), representada pelo coordenador de Ordenamento Ambiental, Yvens Cordeiro, participou da Oficina da Força Tarefa Zona Costeira para o Plano Nacional de Adaptações (PNA) às mudanças pelo Gerenciamento Costeiro (Gerco) Nacional. O evento que foi realizado em Brasília, nos dias 28 e 29 de abril, contou com a reunião do grupo de trabalho do PNA para validar e consolidar documentos, eleger prioridades, definir prazos e indicadores para as ações propostas.

A Força Tarefa da Zona Costeira, formada por um conjunto de especialistas e gestores da área de meio ambiente, objetiva debater vulnerabilidade, riscos e proposição de medidas de adaptação na zona costeira. A Zona Costeira no Pará é caracterizada por uma ocupação humana antiga, e vem ao longo da história sofrendo grande pressão sobre seus recursos naturais.

A faixa costeira no estado, para efeito de implementação das ações, foi dividida em três setores de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), totalizando uma área de 79.795,40 km², o que corresponde a aproximadamente 6,3 % do Estado, abrangendo 39 municípios com quase 3 milhões de habitantes, representando cerca de 50% da população do Pará. A divisão dos setores é distribuída em Insular Estuarino, Continente Estuarino e Costa Atlântica do Salgado Paraense. No primeiro, encontram-se os municípios de Afuá, Breves, Anajás, Chaves, Santa Cruz do Arari, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista e Curralinho;

No segundo setor, Abaetetuba, Barcarena, Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará, Santo Antônio do Tauá, Colares, Vigia, São Caetano de Odivelas, São João da Ponta; no terceiro, a Costa Atlântica do Salgado Paraense, Curuçá, Terra Alta, Marapanim, Magalhães Barata, Maracanã, Santarém Novo, Salinópolis, São João de Pirabas, Primavera, Quatipuru, Capanema, Tracuateua, Bragança, Augusto Correa e Viseu.

O Estado do Pará, como Coordenador Regional do Grupo de Integração (GI) – GERCO, está representando mais quatro estados da região Norte e Nordeste (Maranhão, Amapá, Piauí e Ceará) nesta Força Tarefa do PNA, no âmbito do Grupo de Trabalho (GT) da Adaptação do Plano Nacional de Mudanças Climáticas. Esse GT busca consolidar o documento-síntese com os subsídios para o PNA no recorte Zona Costeira, bem como definir as prioridades, prazos e indicadores das ações propostas.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará