Patrimônio Histórico e Natural é tema de oficina no Parque Estadual Monte Alegre

Belém, 25/4/14 – Uma oficina de capacitação para condutores ambientais do Parque Estadual Monte Alegre (Pema) abordou o Patrimônio Histórico e Natural do Pema. Ministrada por técnicos da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a oficina buscou o aperfeiçoamento da formação profissional dos condutores ambientais do Parque, para fortalecer o ecoturismo de base comunitária na região – a ação dos condutores está se consolidando como uma a atividade econômica viável no local.

Segundo o condutor Magno Assunção, a oficina foi importante para embasar tecnicamente na apresentação do Parque aos turistas. “Agora vamos poder informar mais sobre a história das pinturas, sobre a fauna e a flora da região. Os turistas gostam de saber também sobre nossa cultura local. A ajuda dos técnicos da Sema é fundamental para o nosso trabalho, a demanda de turistas tem crescido bastante na região”, observou.

O biólogo Rubens Aquino, da Sema, um dos ministrantes do curso, disse que o trabalho não se limitou apenas a aulas teóricas, na parte prática os condutores puderam identificar o local de cada tipo de vegetação, assim como as marcas das pegadas de animais e qual o melhor horário de observação. De acordo com o técnico, os condutores ambientais locais são os promotores da conservação dos ecossistemas e de uma nova consciência ambiental dos visitantes. “Eles podem ser vistos como uma das vias promotoras do ecodesenvolvimento em contraposição ao turismo de massa”, avaliou.

Marcio Pinheiro, historiador que também orientou o trabalho, enfatizou a importância da valorização dos conhecimentos, saberes e tradições das comunidades.

De acordo com Joyce Silva, coordenadora da oficina, o turismo deve ser encarado como importante vetor de desenvolvimento de base local, contemplando principalmente as potencialidades do local. “O turismo deve ser pensado e estruturado para contribuir para a melhoria de vida da comunidade receptora assim como para a conservação dos recursos naturais, para uma sustentabilidade socioambiental local”, concluiu.

Conselho Gestor – Ocorreu no dia 11 de abril de 2014, no município de Monte Alegre, no auditório da Escola Técnica Estadual do Pará, a primeira reunião ordinária dos conselhos gestores do Parque Estadual Monte Alegre e da Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna. A reunião teve como pauta principal a apresentação dos orçamentos para 2014. Os conselhos das Unidades de Conservação (UCs) foram criados em 2009 e a Sema gerencia as unidades com apoio do conselho gestor.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará