Município de Senador José Porfírio recebe habilitação para gestão ambiental

DSC_0017

Belém, 24/4/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio do secretário José Alberto Collares, entregou nesta quinta-feira, 24, a habilitação para gestão ambiental ao município de Senador José Porfílio, região Xingu. O documento dá poder de licenciar, executar ações de educação ambiental, fiscalização e regularização de atividades que causem impacto ambiental local. Estiveram presentes na entrega o prefeito Carlos José da Silva e secretária de Meio Ambiente do município, Samara Marques Silva.

Nas exigências da Sema para obtenção da habilitação, o município deve ter legislação própria, ter implantado o Fundo Municipal do Meio Ambiente, possuir servidores municipais com competência e habilidade para exercício da fiscalização ambiental, criar um Conselho de Meio Ambiente, entre outras necessidades estabelecidas pela Resolução 79 de 2009, que dispõe sobre a Gestão Ambiental Compartilhada.