Projeto Quintas do Conhecimento debate a conservação de quelônios no tabuleiro do Embaubal

Belém, 4/4/14 – Mais uma edição do “Quintas do Conhecimento”, projeto idealizado, em 2010, pela Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ocorreu na quinta-feira, 3. Conservação de Quelônios no Embaubal foi o tema dessa terceira edição de 2014. Esse Tabuleiro, no município de Senador José Porfírio, Baixo Xingu, abriga a maior população da Tartaruga-da-Amazônia, área importante também para a reprodução de outros répteis e aves.

Na palestra ministrada pelo Doutor do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Juarez Carlos Brito Pezzuti, o pesquisador explicou que o principal problema é que a maioria dos programas não opera a tempo suficiente para que os resultados sejam adequadamente monitorados. “Na Amazônia o desmatamento em larga escala é um dos principais fatores de alagamento na região, o que ameaça a população de quelônios”, afirma.

O campus da UFPA, no município de Altamira, região Xingu, participa das atividades de proteção e manejo de quelônios aquáticos no Tabuleiro do Embaubal desde 2004, com trabalho voluntário de professores e alunos de Ciências Biológicas.

Professores da UFPA de Altamira e de Belém, desde 2007, começaram a desenvolver pesquisas sobre ecologia reprodutiva de quelônios na região. Um resumo sobre os resultados das pesquisas realizadas sobre a ecologia da Tartaruga e demais espécies da região foi elaborado priorizando aspectos ambientais, sociais e políticos importantes para a proteção e manejo desta espécie na região.

Segundo Crisomar Lobato, titular da Diap, o evento é uma ótima oportunidade para transmitir os conhecimentos, aprender e discutir o que está acontecendo no meio biológico. “Trata-se de um processo de formação continuada voltado aos servidores da Sema, possibilitando a reflexão quanto aos processos de criação e gestão das Unidades de Conservação do Estado do Pará, assim como as ações de conservação da sociobiodiversidade em áreas protegidas”.

Ainda de acordo com o diretor, o projeto Quintas do Conhecimento visa cooperação interdisciplinar, com base nas políticas e programas ambientais de conservação e manejo sustentável, de fortalecimento institucional, de ordenamento territorial e desenvolvimento regional.