Unidades de Conservação da Calha Norte do Pará promovem reunião do Conselho

fotoesesc

Belém, 02/4/14 – A 3ª reunião ordinária do Conselho Consultivo da Estação Ecológica (Esec) do Grão-Pará e da Reserva Biológica (Rebio) Maicuru teve como pauta a apresentação dos orçamentos para 2014; as atividades previstas na oficina de planejamento realizada em outubro de 2013 e a socialização do Programa de Educação Ambiental e Comunicação das Unidades de Conservação (UCs) estaduais da Calha Norte. O encontro foi realizado com apoio do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do Ministério do Meio Ambiente, dias 19 e 20 de março, no município de Santarém.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará gerencia as UCs com apoio de instituições parceiras. No ano de 2012, as duas unidades passaram a compor a lista de Unidades que recebem o apoio do Arpa, que contribuiu para a criação e funcionamento desses Conselhos – criados em 2013 e Planos de Manejos finalizados e publicados, em 2011.

Criadas em 2006, pelo governo do Estado do Pará, a Esec do Grão-Pará, maior unidade de proteção integral em floresta tropical do mundo – com aproximadamente 4 milhões de hectares – e a Rebio Maicuru, com mais de 1 milhão de hectares. Ambas estão localizadas na região Calha Norte do Rio Amazonas Paraense, e formam juntamente com as Terras Indígenas e Quilombolas, o maior bloco de áreas protegidas do planeta.

De acordo com o técnico atuante nas UCs, Rubens Aquino, por causa dessa dimensão territorial e da localização privilegiada, “Esse bloco interliga as áreas protegidas dos estados do Amapá e do Amazonas, proporcionando um grande corredor ecológico de biodiversidade”, afirma.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará