Plano de prevenção e controle ao desmatamento do Pará é avaliado em Belém

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

 

Belém, 01/4/14 – Começaram os trabalhos da Oficina de Revisão para implementação (entre 2014 e 2016) da segunda fase do Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento do Pará (PPCAD). Serão avaliados, até 3 de abril, os resultados alcançados na primeira fase do Plano, de 2009 a 2012. O PPCAD articula e organiza projetos e atividades de diferentes instituições, com cooperação entre governo e a sociedade para reduzir taxas de desmatamento, melhorar os sistemas produtivos e buscar o desenvolvimento econômico, a inclusão social e a manutenção do equilíbrio do meio ambiente. 

Na abertura do evento, nesta segunda-feira, 31, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, o secretário de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, esclareceu que a oficina reafirma o compromisso do desmatamento zero e que a ideia é congregar a sociedade civil, todas as instituições do setor empresarial e de governo na busca do ordenamento territorial fundiário, no fomento das atividades produtivas sustentáveis e na estruturação de mecanismos de gestão e controle. “Pra que a gente alcance a meta de recuperação de Reservas Legais, Áreas de Preservação Permanente com o avanço do Cadastro Ambiental Rural, esse equilíbrio vai nos dar o que chamamos de desmatamento líquido zero até 2020 e temos certeza que a gente vai conseguir”, confia. 

Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e o Programa Municípios Verdes, em parceria com o Programa Pará Rural, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), a oficina conta também com a participação das secretarias de Estado Especial de Desenvolvimento e Incentivo à Produção (Sedip), de Agricultura (Sagri), do Programa de Combate à Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 O secretário adjunto da Sema, Hildemberg Cruz, disse que a oficina pretende detalhar os eixos temáticos e o que foi modificado no Plano de Controle e Desmatamento da Amazônia (PPCDAM) do governo federal para adaptar ao Plano do Pará. “Precisamos revisar o plano porque de vez em quando há um repique de desmatamento. Quais são as ações que temos a efetivar para realmente manter sempre em queda o desmatamento. A oficina é para isso”, justifica.   

Durante a oficina, os técnicos também irão compartilhar informações sobre o histórico do Plano e as perspectivas para a 2ª fase, o zoneamento econômico-ecológico do Pará, a atual situação do desmatamento no Estado, regiões focais e desafios, política agrícola e outros temas de interesse do PPCAD. 

Wendell Andrade, coordenador da oficina, explica que o PPCAD é o elemento integrador das políticas públicas na busca da compensação do desmatamento com o aumento dos estoques da floresta para o alcance do desmatamento líquido zero, proposta lançada pelo Pará durante as discussões do Rio+20, em 2012, no Rio de janeiro. 

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará