Conselheiros realizam visita técnica no Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia

visita tecnica dos conselheiros visita tecnica dos conselheiros2 visita tecnica dos conselheiros3

Belém, 31/3/14 – Membros do Conselho do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Metrópole da Amazônia visitaram a Unidade de Conservação (UC) este mês de março, para conhecer de perto a realidade da área de proteção ambiental, que envolve 6.367 hectares nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém.

A gerente da UC, Socorro Almeida, e a técnica, Aline Martins, receberam os conselheiros da Revis e fizeram uma caminhada na Trilha da Samambaia, com extensão de 1.300 metros, em um ambiente de floresta de seringais. O local é herança da antiga exploração do látex, da época de atividade seringueira na antiga Fazenda Pirelli, que hoje abriga a Unidade de Conservação de Proteção Integral.

Os conselheiros também visitaram as vilas no interior da UC e a comunidade de Ponta Negra, às margens do rio Guamá, onde conversaram com os moradores. O Conselho do Revis foi empossado em dezembro de 2013 e é composto por 24 instituições entre governamentais e não governamentais.

Pesquisas recentes sobre a biodiversidade da Revis Metrópole da Amazônia catalogaram 490 espécies ameaçadas, entre elas as aves mãe-de-taoca-pintada, araçari-de-pescoço-vermelho e o arapaçu-barrado-do-nordeste. As principais bacias hidrográficas nessa área são formadas pelos igarapés Oriboca e Taiaçuí. O local possui ainda diversas represas, lagos e fontes. O acesso à Unidade de Conservação pode ser feito de carro, pelo município de Marituba, via estrada da Pirelli.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará