Sema aprova projeto de mineração em Rondon do Pará para votação no Coema

Rondon foto

Belém (21/3/14) – O secretário de Estado de Meio Ambiente do Pará, José Alberto Colares, comunicou nesta sexta-feira, 21, à prefeita do município do sudeste paraense, Rondon do Pará, Cristina Malcher, e a representantes da Votorantim, a aprovação do projeto que prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com a mina de bauxita da empresa, para deliberação do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema), dia 23 de abril de 2014. Essa votação ocorrerá durante reunião extraordinária do Conselho, na sede da Sema.

O titular do órgão ambiental informou aos presentes que a deliberação só foi aprovada neste mês por conta dos ajustes que precisaram ser feitos em relação à compensação ambiental. “Precisávamos ajustar o valor da compensação para que no dia da reunião do Coema já tivéssemos o valor definido. Além disso, temos que avaliar tudo, pois não posso simplesmente condicionar um licenciamento a um investimento. Temos que avaliar os impactos, verificar a infraestrutura do local”, esclareceu Colares.

A prefeita disse que o trabalho está sendo realizado, em conjunto com a empresa, para o cumprimento de todas as exigências do licenciamento ambiental do empreendimento. “Esse é um projeto grandioso para o município, que exige cumprimento da legislação e a empresa cumpriu as demandas da lei”. O coordenador de Sustentabilidade do Alumina Rondon, Sérgio de Oliveira, afirmou que o objetivo foi alcançado com o esforço coletivo. “O investimento no projeto vai melhorar a vida da população e desenvolver toda a região”, avaliou.

Segundo representantes da empresa, a qualificação da mão de obra local tem prioridade para a inserção dos moradores da região nesse mercado de trabalho e que em Rondon do Pará, a Votorantim Metais está desenvolvendo o Programa de Apoio à Gestão Pública, uma iniciativa do Instituto Votorantim e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com a Prefeitura de Rondon do Pará. Também estiveram presentes à reunião Carlos Gatti filho, Rute de Souza e Alberto Rogério, do projeto Alumina Rondon.