Minicurso de hidrologia básica inicia programação de Seminário sobre Águas e Florestas

Belém, 20/3/14 – Um minicurso sobre Hidrologia Básica deu início à programação do II Seminário Estadual sobre Águas e Florestas. Realizado pela Gerência de Proteção à Flora, da Diretoria de Áreas Protegidas (Diap), em parceria com a Diretoria de Recursos Hídricos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o curso aconteceu na terça-feira (18) e na quarta-feira (19), no auditório da Diap, reunindo estudantes e servidores da Sema.

Abrangendo aspectos teóricos e práticos, o minicurso ministrado pelo professor David Lopes, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) orientou, no primeiro dia, os participantes sobre ciclo hidrológico, medições hidrológicas convencionais e telemétricas – chuva, nível fluviométrico, vazão, sedimentos e qualidade da água -, eventos extremos, medidas estruturantes e não estruturantes de controle de cheias, acesso e manipulação de dados hidrológicos, monitoramento e previsão de eventos extremos.

No segundo dia do curso, os participantes puderam ver na prática o que aprenderam na teoria, através de uma visita à estação telemétrica da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa-Rio Guamá), onde é realizada a captação de água.  Houve também deslocamento ao canal de ligação entre ao lagos Água Preta-Bolonha, que abastecem Belém e parte de Ananindeua.

Também foi proporcionado aos participantes realizarem medições pluviométrica, de vazão (com Molinete, ADP Sontek e Flowtracker), de sedimentos com amostrador convencional e de qualidade da água com Kit de Campo. Segundo Edson Pojo, da Direh, o minicurso contribuiu bastante para a formação profissional, especialmente, dos estudantes de engenharia sanitária, ambiental e ciências ambientais. Este minicurso também foi ofertado em 2013, durante a programação do I Seminário, e por causa da grande procura foi reeditado este ano.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará