Minicursos preparam interessados para seminário ambiental

DSC_0012 DSC_0009 DSC_0006

Belém – 19/03/14 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado (Sema) organiza minicursos preparatórios para o II Seminário Estadual de Águas e Florestas, que ocorrerá na sexta-feira (21), na Universidade da Amazônia (Unama), campus Alcindo Cacela. Esses cursos discutem, desde terça-feira (18), questões florestais e de recursos hídricos. Os temas foram escolhidos em comemoração aos Dias Mundiais das Florestas e das Águas – 21 e 22 de março, respectivamente. Entre os principais interesses dos encontros está o debate sobre a integração profissional das diversas áreas envolvidas com o meio ambiente.

Edson Pojo, gerente de Planejamento de Usos Múltiplos, da Diretoria de Recursos Hídricos, da Sema, disse que os minicursos além de capacitar os participantes, buscam promover uma atuação de forma integrada entre os profissionais e os estudantes. “Colocamos algumas informações nas palestras, que junto com a experiência dos palestrantes, ajudam aqueles que estão começando”, afirma.

Três minicursos são ministrados por especialistas na área ambiental: o primeiro sobre Educação Ambiental, com foco em recursos hídricos, ministrado pela professora Marilena Loureiro, especialista em educação ambiental, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). Outro sobre Hidrologia Básica, ministrado por Davi Lopes, da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

A professora Aline Meiguins, que integra o Laboratório de Estudos e Modelagens Hidro Ambientais da UFPA e ministrou o último minicurso sobre Gestão de Áreas de Inundação, ressalta que o curso visa esclarecer o problema associado a inundações e alagamentos no ambiente urbano, quais são as razões, consequências e qual a melhor forma de tratar com a sociedade.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará