Alunos de Algodoal recebem orientações para proteção do meio ambiente

DSCN6654 unnamed ???????????????????????????????

 

Belém, 13/3/14 – A Proteção dos Ecossistemas Costeiros, especialmente os manguezais da Área de Proteção Ambiental (APA) Algodoal Maiandeua, município de Maracanã, nordeste do Estado, foi o tema principal da II Oficina de Educação Ambiental, realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa Paulo VI, na Vila de Fortalezinha, quarta-feira, 12.

Os manguezais estão entre os ecossistemas dominantes na APA e a Gerência de Proteção à Flora (Gpflora), da Sema, através do projeto Proteção à Biodiversidade Aquática promoveu a oficina onde “os alunos foram orientados sobre a importância de se conservar esses ecossistemas para a manutenção da biodiversidade aquática e que, desta forma, os recursos pesqueiros continuem disponíveis para as populações humanas”, disse a gerente Maria Bentes.

Ainda de acordo com a gerente, na sala de aula foram mostrados os principais impactos ambientais na zona costeira e como isso pode afetar a vida dos animais e das pessoas. As praias da região são locais de desova de tartarugas e os manguezais são berçários para várias espécies. A ocorrência do boto cinza nessas áreas também demonstra a importância biológica da região.

O respeito à natureza, a utilização dos recursos naturais de forma sustentável e a necessidade de proteção de algumas áreas através da criação de unidades de conservação de proteção integral, para assegurar a reprodução das espécies e garantir o sustento das pessoas, foram enfatizados aos alunos, que no final dos trabalhos receberam kits contendo lápis de cor, canetinha e giz de cera, para apresentar os conhecimentos que aprendem sobre a região, nas atividades escolares.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará