Governo busca consolidar parceria com Fundação Zoobotânica de Marabá

Belém, 26/02/14 – A implantação de um centro de triagem para consolidar parceria entre o governo do Pará e a Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM) foi o objetivo da presença do diretor de Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Crisomar Lobato, este mês, no município de Marabá, região sudeste do Estado.

Esta Organização Não Governamental trabalha na preservação ambiental, em mais de 1.500 hectares licenciados pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como Criadouro Conservacionista. O local abriga cerca de 300 animais silvestres de diversas espécies, vítimas do tráfico ou procedentes de cativeiros ilegais, que recebem cuidados especiais para serem reintroduzidos ao habitat natural, com o apoio de empresários e órgãos governamentais.

Um Programa de Educação Ambiental é desenvolvido pela Fundação junto ao público escolar do município. A área está protegida, dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pelo decreto municipal Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Taboquinha. Segundo o presidente da FZM, Jorge Bichara, “o principal desafio é garantir a autossustentabilidade da fundação”.

Em reunião com o prefeito de Marabá, João Salame, foram avaliadas ações de fortalecimento à gestão ambiental da região. O prefeito ressaltou a importância de se consolidar a parceria, já que Marabá é o município pólo da região sudeste do estado.

A degradação ambiental da Amazônia e, particularmente, dos castanhais marabaenses e outros exemplares da flora e da fauna existentes na região, provocou a criação da Fundação Zoobotânica de Marabá (FZM), registrada em cartório em julho de 1998. O habitat permanente e sazonal para a fauna e a preservação de grande área de floresta ocasionou que a reserva biológica fosse reconhecida pela Resolução nº 01 de 04 de setembro de 2009, do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que a declarou Área de Relevante Interesse Ecológico.