Conselho do Parque Estadual do Utinga terá três novos conselheiros

Belém, 12/02/14 –  Em processo de renovação, o Conselho do Parque Estadual do Utinga anuncia por meio de Chamada Pública, publicada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no Diário Oficial do Pará, nesta quinta-feira (13), que três vagas estão disponíveis para novas organizações da sociedade civil que almejem uma das vagas no Conselho, que atualmente é composto por 17 membros representantes de organizações governamentais e não governamentais.

O Parque Estadual do Utinga é uma Unidade de Conservação que tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento deatividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, com objetivo específico, na proteção dos mananciais hídricos que abastecem a região metropolitana de Belém.

As organizações da sociedade civil interessadas em participar do Órgão Colegiado deverão formalizar seus pleitos na Diretoria de Áreas Protegidas (Diap) , localizada no Parque Estadual do Utinga, Av. João Paulo II, bairro Curió-Utinga, no horário de 8h às 17h, até o dia 19 de fevereiro de 2014, encaminhando cópia do ato constitutivo da organização, CNPJ (se for o caso) e cópia da ata de eleição da atual diretoria, sem prejuízo de outras documentações exigidas.

Os candidatos deverão realizar sustentação oral com prazo máximo de 15 minutos, dia 19 de fevereiro de 2014, às 8h30min, no auditório da Diap. A apresentação deverá abordar o histórico da entidade, projetos já desenvolvidos em benefício da sociedade no âmbito ambiental e a forma pelo qual a organização contribuirá com a participação social na gestão do Parque Estadual do Utinga.

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc), a representação da sociedade civil nos conselhos de unidades de conservação deve contemplar, quando couber, a comunidade científica e organizações não governamentais ambientalistas com atuação comprovada na região da Unidade, população residente e do entorno, população tradicional, proprietários de imóveis no interior da Unidade, trabalhadores e setor privado atuantes na região e representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica . O Conselho do Parque Estadual do Utinga deliberará sobre o ingresso dos novos componentes.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará