Técnicos da Sema participam de Programa internacional de gestão ambiental

III Programa Internacional foto 1 III Programa Internacional  foto 2 III Programa Internacional foto 3

Belém, 11/02/14 – Na busca da proteção da saúde humana e do meio ambiente, técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram até 7 de fevereiro do “III Programa Internacional para Capacitação Intensiva na Gestão Ambiental dos Produtos Químicos e seus Resíduos, em especial Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs) e Mercúrio”. Esta etapa do Programa foi realizada nas instalações da Escola Superior Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A gerente de análises de Projetos de Comércio e Serviço, da Sema, Cassilda Moraes e a técnica da Gerência de Projetos Industriais da secretaria, Nazaré Ajuricaba, representaram o órgão ambiental do Pará. Esse programa de capacitação, oferecido e executado pela Cetesb, teve a participação de técnicos governamentais de vários países, entre eles Angola, Argentina, Cabo Verde, Cuba, México Moçambique, Panamá, Peru, Venezuela, além de estados brasileiros, que receberam informações sobre conceitos de toxicologia, como a ingestão diária ou semanal tolerável de produtos químicos.

Parceria entre o Brasil e o Japão, o Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP) é coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e executado pelo Centro Regional para a Convenção de Estocolmo sobre POPs – para a América Latina e Caribe -, com apoio do Ministério do Meio Ambiente.

O presidente da Cetesb, Otavio Okano, ressaltou que a principal função do programa é motivar a união entre os participantes e a consequente troca de informações. “Nesse período, os especialistas serão capacitados, mas devem colocar, também, a situação e os avanços no controle dos POPs e do mercúrio em seus países e estados de origem”, afirmou.

Nesta terceira edição, dois cursos foram realizados por meio do TCTP na modalidade de cooperação prevista no âmbito do Programa de Parceria Brasil e Japão, continua até o dia 20 de fevereiro, com participação de 22 especialistas internacionais e outros nacionais. O corpo docente é formado por técnicos da Cetesb.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará