Pará ultrapassa 100 mil cadastros ambientais rurais

Belém, 04/02/14 – O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é obrigatório para a regularização ambiental dos imóveis rurais do Pará desde 2007. O novo Código Florestal estabeleceu, em 2013, essa exigência para todo o Brasil. Os que detêm a propriedade do imóvel ou a posse são os responsáveis pelas informações sobre a situação da terra. No Pará, 101 mil imóveis rurais estão cadastrados e representam 60% das áreas cadastráveis no estado, de um total em torno de 350 mil propriedades e posses.

A indicação da presença de Reserva Legal, de Área de Preservação Permanente (APP) e outros itens são indispensáveis para o cadastramento. Os interessados devem preencher os dados do imóvel em formulário padrão disponível no Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental (Simlan), no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). As informações da localização geográfica da área vão gerar mapas de georreferenciamento.

Municípios como Brasil Novo e Dom Eliseu ultrapassaram 80% da sua área cadastrável e saíram da lista do Ministério do Meio Ambiente (MMA) de maiores desmatadores do país enquanto os que estão abaixo desse percentual não podem receber incrementos do MMA referentes a financiamentos, Paragominas foi um dos primeiros a sair dessa lista.

O envolvimento dos municípios é importante nessa estratégia do cadastramento dos pequenos produtores – até 100 hectares – e os grandes produtores, que pagam o próprio cadastro. Nesse último caso, o processo de georreferenciamento deve ser feito por técnicos registrados no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e inscritos no Cadastro Técnico de Atividade de Defesa Animal (Ctdam), também no site da Sema.

A Sema investiga as informações apresentadas para evitar a sobreposição de áreas declaradas e outros acontecimentos. Em 2013, houve cancelamentos após cruzamento de dados com os do Instituto de Terras do Pará (Iterpa).

Houve aumento dos cadastros nos últimos dois anos. Em 2014, a intenção da Sema é alcançar de 150 a 180 mil imóveis presentes no CAR e mantendo-se esse crescimento, os cálculos apontam que até 2018 será possível terminar esse cadastramento, que possibilita o recebimento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico, recém-criado pelo governo do Estado do Pará, que depende da quantidade de CARs e Unidades de Conservação no município.