Segundo período de defeso do caranguejo começa em fevereiro

Belém, 31/01/14 – O segundo período de defeso do caranguejo-uçá de 2014 começará dia 15 de fevereiro e irá até o dia 20. Durante esse período, os crustáceos não poderão ser capturados nos manguezais, para que a sua reprodução seja garantida.

Período de defeso é a época em que os caranguejos realizam os rituais de acasalamento para reprodução. Ocorre nas épocas de chuvas e de grande variação entre marés. Durante essa fase, os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e se encontram na “andada” e ficam mais expostos e mais fáceis de serem capturados.

Só poderão realizar o comércio do crustáceo nessa época quem tiver a “declaração de estoque” do Ibama. No caso do transporte de caranguejos é necessária uma “guia de autorização”. Quem desrespeitar as determinações poderá ser multado no valor de R$700 até R$100 mil.

Durante o ano, outros períodos de defesos já estão marcados. No mês de março, a proibição à pesca ocorre entre os dias 2 e 7 e também de 17 a 22. O período final de proteção ao caranguejo, este ano, começa no último dia de março e irá até o dia 5 de abril.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará