Formação e treinamento de índios visam combater desmatamento em terra indígena

Belém, 30/01/14 – A proteção de um dos últimos grandes fragmentos de floresta primária do nordeste paraense, refúgio de variadas espécies ameaçadas de extinção no Pará, é o objetivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema), por meio da Gerência de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, e do Programa Pará Rural, na contratação da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) para executar a primeira fase do Programa de Formação e Treinamento de Agentes Ambientais Indígenas do Pará.

O curso será na Terra Indígena Alto Rio Guamá, localizada nos municípios de Paragominas e Nova Esperança do Piriá, na região Rio Capim, e Santa Luzia do Pará, na região Rio Caeté. “Nas últimas décadas, o desmatamento provocado pela extração ilegal de madeira nessa área tem gerado graves impactos e danos socioambientais, que prejudicam a qualidade de vida dos índios Tembé e ameaça de extinção a biodiversidade local”, declara a antropóloga Claudia Kahwage, titular da Gerência de Povos Indígenas da Sema.

Organização não governamental indigenista, a Ecam tem experiência na capacitação indígena em gestão ambiental e territorial. Com apoio da equipe técnica da Sema, será feito treinamento e formação de 30 agentes ambientais indígenas, que serão orientados para atividades de proteção e monitoramento ambiental do seu território, prevendo a redução do desmatamento ilegal e também da perda de biodiversidade em nosso estado.

Além disso, o programa visa à elaboração participativa e publicação do Plano de Proteção e Vigilância Ambiental e Territorial, a instalação e equipagem de duas bases de estudo, proteção e monitoramento territorial e ambiental, e ainda o plaqueamento dos limites da Terra Indígena. Essas ações serão desenvolvidas para gerar resultados efetivos de proteção e gestão ambiental deste importante território indígena que abriga riqueza cultural e biológica do Pará, contando com a parceria dos índios Tembé na proteção florestal.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará