Denúncias motivam fiscalizações ambientais em Barcarena e Marituba

Belém, 22/01/14 – A Diretoria de Fiscalização (Dfisc) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema,) iniciou as fiscalizações de combate a atividades poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, em 2014. Os municípios de Barcarena e Marituba foram fiscalizados pelas equipes da Sema após denúncias.

Uma denúncia do Ministério Público (MP) motivou a fiscalização ocorrida na cidade de Barcarena. Vazamentos de óleo em barcos atracados no porto da Vila do Conde foram os motivos apontados pelo MP. Além da Sema, a Delegacia de Meio Ambiente (Dema) e o Instituto de Perícia Científica Renato Chaves acompanharam o trabalho. O Instituto recolheu amostras da água e está fazendo a análise do material coletado.

Em Marituba, duas empresas que exploram minas de areia foram fiscalizadas após denúncia da prefeitura do município. A fiscalização constatou que as empresas estavam licenciadas e nenhum material foi apreendido.