Criação de Unidades de Conservação estão no foco da Sema para 2014

DSC_0022

Belém, 21/01/14 – O diretor de Áreas Protegidas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Sema-PA), Crisomar Lobato, em entrevista ao caderno “Amazônia Viva”, do jornal O Liberal, disse que algumas ações irão ocorrer este ano para preservação da biodiversidade amazônica. Projetos de criação de novas unidades de conservação e a implementação de unidades já existentes, foram pontos ressaltados.

Ele destacou ainda os programas de proteção, como essenciais para a manutenção de populações de espécies ameaçadas de extinção da fauna e da flora e também de sítios arqueológicos. Os projetos para a Ilha do Marajó foram citados com ênfase no trabalho nas unidades de conservação marinha na costa do arquipélago.

Segundo o entrevistado, há projetos para a Estação Ecológica do Mamuru, no oeste do Estado, e para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável no Campo das Mangabas, no município de Maracanã, região Nordeste do Pará. O diretor disse que “a ideia é equilibrar a ação humana com a preservação do meio ambiente, já que o ecossistema de lá é único”.

A elaboração do Sistema Estadual de Unidades de Conservação é outra ação que está na pauta para 2014. O projeto vai intensificar o trabalho nas áreas protegidas, na conservação da biodiversidade e uso sustentável voltados para comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombos.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará