Parque Estadual do Utinga retoma as atividades ao público

(Belém, 14/01/13) – O Parque Estadual do Utinga (Peut) retomou suas atividades rotineiras no início de janeiro e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Os portões estão abertos para o acesso ao público a partir das 6h da manhã para caminhadas no local. Aos sábados, a visitação começa às 8h e termina às 14h. O agendamento para trilhas e outras informações podem ser consultadas no blog visitaparquedoutinga.blogspot.com.

Entre outras atrações, oito trilhas atraem o público à programação do parque. A do Patauá, do Acapu, do Bolonha, da Castanheira, do Macaco, do Amapá, Água Preta e da Mariana. Essas opções de expedições para visitas em grupos de sete a 35 pessoas devem ter agendamento feito com 15 dias de antecedência, no blog do parque.

A programação inclui cursos e oficinas destinadas ao público. Em janeiro está sendo oferecida a musicalização através do violão, teclado ,flautas doce e transversal, gaita de boca, saxofone e clarineta, todas com duração de seis meses. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de quarta-feira, 15, até o dia 20.

O espaço também está aberto a pesquisas. Para isso, os pesquisadores precisam acessar o blog do Peut, para fazer o agendamento. O cadastro a ser preenchido pelo interessado pede informações sobre a pesquisa realizada, níveis de trabalho e ainda as áreas de concentração e de atuação.

De acordo com o gerente do Peut, Vítor Matos, as atividades direcionadas ao público visam aumentar a relação das pessoas com o meio ambiente. “As programações estão voltadas para que os visitantes se relacionem com a natureza e aumentem o respeito e a consciência de preservação ambiental”, disse.

O local é uma Unidade de Conservação da Natureza, de Proteção Integral, com extensão de 1.340 hectares, abriga uma variedade de espécies da fauna e da flora e além dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem Belém e alguns bairros de Ananindeua. O acesso é feito pela avenida João Paulo II, no bairro Curió Utinga.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará