Sema prevê chuvas curtas na véspera de Natal

Belém (23/12/13) – Na véspera de Natal deste ano, dia 24, há grande probabilidade de chuvas nas regiões do Baixo Amazonas, sudeste e sudoeste do Pará, de acordo com a previsão da Meteorologia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Entretanto, devem ocorrer nas primeiras horas da noite, inclusive na Região Metropolitana de Belém (RMB), conforme explica o meteorologista da Secretaria, Antonio Sousa. “Na RMB, o predomínio é de tempo nublado e, apenas chuvas de curta duração, acompanhadas de trovoadas, ocorrendo no período da tarde, se estendendo no máximo até as primeiras horas da noite”, detalha.

Nas noites do dia 23 e 25, a previsão é de chuvas contínuas entre o período de final da tarde e nas primeiras horas da noite, na área que se estende da faixa leste das regiões nordeste e sudoeste do Pará. Na RMB, se prevê pancadas de chuva com trovoadas durante o período da tarde. “No dia 25, teremos predomínio de sol em boa parte do dia na RMB, porém, teremos pancadas de chuva durante as primeiras horas da tarde”, esclareceu Antonio.

Sobre o clima, a temperatura estará amena nesses dias, tendo variação de temperatura entre 23°C a 24°C a mínima, e máxima de 32°C, na Região Metropolitana. Já na faixa Sul do Pará, a mínima é de 21°C e a máxima entre 31° a 32°C. Na Calha Norte e Baixo Amazonas, as máximas giram entre 33°C e 34°C, e mínimas entre 23°C e 24°C.

Essas constantes chuvas estão dentro do esperado, segundo informa o meteorologista. “É normal essa quantidade de chuva no mês de dezembro na RMB, pois já estamos no período de transição, iniciando para o tempo mais chuvoso, principalmente na segunda quinzena”, disse.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará