Parque do Utinga continua aberto nas semanas de Natal e Ano Novo

Belém (23/12/13) – O Parque Estadual do Utinga (Peut) continuará aberto para usuários durante as semanas de Natal e Ano Novo, que poderão fazer suas caminhadas, passeios de bicicleta, exercícios físicos e demais atividades diárias, entretanto, visitas agendadas para trilhas e atividades acompanhadas por servidores do Parque e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) voltarão a ser feitas a partir de 6 de janeiro de 2014.

Os interessados em fazer uma visita ao Peut, devem agendá-la com antecedência, durante expediente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que gerencia a Unidade de Conservação, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, com exceção dos dias 24,25, 31/12/13 e 01/01/2014, datas facultadas pelo Governo do Estado.

Grupos de, no mínimo, sete pessoas, e no máximo 35, podem agendar visita acompanhada por técnicos do Peut, para desfrutar de uma programação que inclui palestras, caminhadas nas trilhas, visitação à Estação de Tratamento de Água – em parceria com a Cosanpa-, exposição de fotografias da fauna e flora, entre outras atividades. É possível que o ônibus da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema)- conforme disponibilidade do órgão ambiental -, responsável pela gerência da UC, ofereça o transporte de ida e volta ao Parque, sem custos para os usuários, e caso desejem fazer um café da manhã no Centro de Visitação, basta incluir o pedido no ofício de agendamento da visita.

Os visitantes agendados também poderão observar algumas espécies da fauna, como serpentes (coral, jararaca, piriquitambóia), aves (jaçanã, quero-quero, pica-pau) e mamíferos (capivara, preguiça, macacos), assim como apreciar espécies nativas da flora amazônica, entre elas andiroba, samaúma, castanheira etc.

O Parque Estadual do Utinga, localizado na avenida João Paulo II, s/n, próximo ao Hospital da Aeronáutica, é uma Unidade de Conservação da Natureza, de Proteção Integral, com 1.340 hectares, que só nos primeiros seis meses deste ano, recebeu mais de 13 mil pessoas. As atividades rotineiras direcionadas ao público buscam intensificar a relação das pessoas com o meio ambiente em áreas de floresta de terra firme, várzea e igapós, onde estão mamíferos, répteis, anfíbios, insetos, grande variedade de aves e flora diversificada.

Mais informações
Gerência do Parque Estadual do Utinga – (91) 3184 3613 / 3276-2778
E-mail: parquedoutinga@sema.pa.gov.br

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará