Estudantes de Algodoal participam de oficina ambiental para proteção dos manguezais

Belém, 12/12/13 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio das gerências de Proteção à Flora e da Área de Preservação Ambiental (APA) Algodoal-Maiandeua, realizou, este mês, a primeira Oficina de Educação Ambiental Conhecendo e Protegendo os Manguezais na Vila de Algodoal, no município de Maracanã, nordeste do Estado. O público alvo são os alunos do diurno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria de Lourdes Ferreira.

O trabalho faz parte do Projeto Proteção à Biodiversidade Aquática (PBA), que prevê ações de proteção e recuperação de áreas degradadas na zona costeira do Estado. A atuação da Sema ocorre desde o início de 2013 na APA, com a construção de viveiro, produção de mudas de manguezal, mutirão de limpeza, capacitação e estudos técnicos.

As atividades desse ano encerraram com essa oficina, cujo tema aborda os manguezais, por serem predominantes na APA – ocupam, no local, cerca de 1.200 hectares de grande importância ecológica e beleza cênica. Esse ecossistema serve de berçário para diversas espécies aquáticas e proporciona uma rica fonte de alimento e sustento econômico para os moradores locais.

Os organizadores da oficina exibiram vídeos sobre plantas e animais típicos desse ecossistema, enfocando a relação entre os seres vivos no meio ambiente. Essa oficina desenvolveu a percepção ambiental sobre como as crianças se relacionam com o manguezal e sensibilizou os estudantes quanto à importância da conservação da biodiversidade na APA de Algodoal-Maiandeua

Na oficina também foi desenvolvida a expressão artística dos alunos, que foram estimulados a desenhar os manguezais. Segundo os técnicos da Sema, esse ambiente faz parte da realidade deles, pois a maioria reside em áreas adjacentes ou no interior desse ecossistema. Cada criança recebeu um kit (lápis de cor, canetinha, giz de cera e papel colorido) entregue pela equipe do projeto.

Os desenhos selecionados, expostos em murais, irão compor a arte da camisa do projeto “Proteção à Biodiversidade Aquática” de 2014, quando as atividades serão estendidas às vilas de Fortalezinha, Mocooca e Camboinha.