Período mais chuvoso começa em dezembro no Pará

Belém – 02/12/2013 – O Núcleo de Informações Meteorológicas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), divulgou o relatório da previsão do tempo para o mês de dezembro no Pará. A Sema explica, que devido às dimensões do Estado, o período chuvoso possui grande instabilidade na distribuição das chuvas e na intensidade, como também nas fases de início e término da estação chuvosa.

O meteorologista da Sema, Antônio Souza, compara a proporção das chuvas nas regiões do estado. Neste mês de dezembro as regiões Sudoeste e Sudeste do Pará  são mais favoráveis à ocorrência de chuvas com forte intensidade e grandes volumes de água. Na região Metropolitana de Belém (RMB) as chuvas são mais intensas com a presença de raios, descargas elétricas e rajadas de vento, com previsão de ocorrência a partir do dia 10 de dezembro. “Antes disso, teremos eventos de chuva, com maior probabilidade de serem de intensidade fraca a moderada e com curta duração”, avalia.

No mês de dezembro, os volumes mensais ficam em torno de 250 milímetros (mm), ultrapassando de 20% a 30% a média climatológica. Nas regiões Sudeste e Sudoeste os totais mensais de chuva alcançarão valores superiores a 300 mm. As temperaturas em Belém não devem ultrapassar os 32ºC, nem as mínimas de 22ºC.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará