Palestra chama atenção dos homens para prevenção de câncer na próstata

DSC_0011 DSC_0014 DSC_0013

Belém, 26/11/13 – Em alusão ao chamado Novembro Azul, mês que celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata – 17 de novembro -, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Gerência de Recursos Humanos, proporcionou aos servidores, nesta terça-feira, 26, uma palestra sobre câncer de próstata intitulada “Novembro Azul”, ministrada pelo acadêmico Haroldo Martins Silva, presidente da Liga Acadêmica de Urologia do Pará. 

Com o objetivo de conscientizar os servidores sobre a importância de cuidar da própria saúde e incentivar a realização de exames para prevenir o câncer de próstata, a palestra abordou fatores como riscos da doença, tratamento, sintomas, avaliação precoce e prevenção.

De acordo com o urologista, há uma alta incidência da doença no Brasil devido a resistência em procurar o médico por parte significativa dos homens com receio dos exames, por isso é importante esclarecer que não há um comprometimento da virilidade. “Como o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas no início, os exames como toque retal e o de sangue PSA são extremamentes importantes para o diagnóstico precoce da doença. A recomendação médica é que homens a partir dos 50 anos realizem os exames no mínimo uma vez ao ano”, destacou.

No final do evento, após o esclarecimento das dúvidas, foram distribuídos folhetos informativos e fitas da cor azul, em homenagem ao “Novembro Azul”, e os servidores agradeceram a iniciativa da secretaria em promover a palestra para incentivar o combate ao câncer de próstata.

Ascom Sema

(91) 31843341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará