Gestão de áreas contaminadas por hidrocarbonetos é tema de seminário na Sema

DSC_0008 DSC_0012 DSC_0011

Belém, 22/11/13 – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através de sua Diretoria de Licenciamento de Atividades Poluidoras (Dilap) realizou nos dias 21 e 22, um seminário sobre gestão de áreas contaminadas por hidrocarbonetos.

A ação, resultado de uma parceria da Sema com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) e o Sindicato Nacional de Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), buscou discutir procedimentos e capacitar técnicos da Sema para o processo de licenciamento de postos de abastecimento e gestão de áreas contaminadas por hidrocarbonetos (substância que compõe combustível mineral).

O titular da Sema, José Alberto Colares realizou a apresentação e destacou que, considerando que o Estado possui mais de 5 mil postos de serviços, alguns em municípios de difícil acesso, “há uma necessidade em capacitar técnicos para monitorar a contaminação gerada pelos combustíveis que são comercializados. Mas o Estado precisa descentralizar essa gestão, o município precisa ser incluído nesse processo,  e isso inclusive foi sugerido ao Conselho de Meio Ambiente (Coema)”, disse.

“A contaminação é de interesse coletivo pelo grande impacto que representa ao meio ambiente, é preciso acompanhar esse potencial, que a atividade de distribuição de combustíveis e lubrificantes representa”, ressaltou o representante do Sindicom, Carlos Nóbrega.

Na oportunidade, foi proposta a criação de um grupo de trabalho com técnicos da Abema e Sema, com apoio do Sindicom, na tentativa de facilitar a comunicação e a gestão dos órgãos .

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará