Sema dá apoio no planejamento das ações de educação ambiental em Tailândia

semtitulo

Belém – 18/11/2013 – Um encontro para o planejamento das ações de educação ambiental para o ano de 2014 foi realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da sua Diretoria de Planejamento Ambiental (Diplan), em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) do município de Tailândia, região Tocantins, este mês.

No evento, a Sectma expôs os principais problemas ambientais do município e apresentou um plano de ação com algumas atividades a serem realizadas em 2014, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar a comunidade, para o exercício do controle social sobre o meio ambiente. Ainda segundo a equipe técnica da Sectma, a atividade foi importante em virtude de a educação ambiental interagir com os demais setores da secretaria com intuito de dar maior aporte teórico e metodológico para as demais atividades desenvolvidas na gestão ambiental município.

O planejamento desenvolvido a partir de uma apresentação da equipe técnica da Coordenadoria de Capacitação e Educação Ambiental (Ceam), da Sema, focou a educação ambiental como instrumento estratégico no processo de Habilitação e Descentralização da Gestão Ambiental no Pará.

As técnicas Deiliany Souza e Ivonete Ribeiro que participaram da ação explicam que a Sema trabalha dando o apoio técnico necessário para que os municípios no Estado exerçam a gestão ambiental. “Estão sendo preparados para o desafio de inserir a educação ambiental como um dos componentes essenciais nas pautas das secretarias municipais de meio ambiente”, afirmam.