Técnicos da Sema participam de intercâmbio em processamento digital

iuwhww

Belém – 13/11/2013 – Técnicos da Gerência de Geoprocessamento da Coordenadoria de Ecossistemas (CEC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estão participando de um intercâmbio internacional no Centro de Geotecnologias do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), no período de 04 a 14 de novembro.

O intercâmbio é uma continuação das atividades que os técnicos da Sema participaram em outubro. A ação integra o projeto Augmenting Forest Monitoring Capacity in the Brazilian Amazon through Radar Remote Sensing, financiado pela Fundação Moore e executado pela Universidade de Wageningen (Holanda), que tem a finalidade de capacitar servidores em processamento digital de imagens geradas a partir de sensores orbitais via Radar, mas especificamente o SAR (radar de visada lateral).

Este tipo de sensor apresenta algumas vantagens, por emitir uma espécie de radiação que permite atravessar obstáculos atmosféricos, como as nuvens e chuvas finas que se tornam entraves à aquisição de fotos aéreas, particularmente na Amazônia pela presença de “nuvens persistentes”. Outra vantagem se dá pelos resultados que são obtidos em um intervalo menor, além de registrarem modificações na superfície por um período maior.

Os resultados obtidos com este intercâmbio vão contribuir em seu projeto-piloto, o Etnozoneamento na Terra Indígena Alto Rio Guamá, localizada no Nordeste Paraense, coordenado pela Gerência de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais (Gepict), também da CEC, e que está previsto para ser executado em parceria com a Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM) com recursos do Programa Pará Rural.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará