Oficina de Artesanato em Balata é realizada em Monte Alegre

100_1532 100_1519 100_1345

Belém – 12/11/2013 – Jovens das comunidades, Santana, Ererê, Maxirá, Maxirazinho, Lages e Paytuna, que ficam no entorno do Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), receberam, no último mês, uma Oficina de Artesanato em Balata, promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), através da Gerência do Pema.

A oficina capacitou cerca de 20 jovens e objetivou valorizar a identidade cultural das comunidades, através da arte e do artesanato, agregando valor econômico ao trabalho artesanal que foi realizado e contribuindo com o desenvolvimento econômico das regiões.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da historia da balata com a apresentação de Itajury Kishi, representante da Horto Florestal, que explicou que a balata é uma árvore da família das sapotáceas, que ao ter seu caule riscado expele uma espécie de goma elástica parecida com o látex da seringueira, e quando levado ao aquecimento permite a confecção de artigos artesanais.

Através dos ensinamentos do artesão Luiz Carlos Baia, que ministrou a oficina, foram reproduzidas miniaturas de animais típicos da região amazônica, como o boto, pirarucu, cobra, macaco, entre outros.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará