Sema e Pará Rural discutem desenvolvimento sustentável na APA Araguaia

ree

Belém – 7/11/2013 – Os moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, filiados à Associação dos Moradores e Produtores da Serra das Andorinhas (Ampsa), reuniram-se com o Coordenador Regional do Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais do Estado do Pará – Pará Rural – Fábio Henrique de Oliveira Alves. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da gerência do Parque Estadual Serra das Andorinhas, coordenou a reunião com objetivo de promover o desenvolvimento sustentável integral das famílias residentes na área. O encontro ocorreu esta semana, na Vila Sucupira, no município de São Geraldo do Araguaia, região Carajás.

No encontro, foi discutido a prestação de contas referente ao repasse da primeira etapa do financiamento do projeto de produção de avicultura e fruticultura, iniciado em fevereiro e o prosseguimento da segunda etapa. Na primeira etapa do projeto, foram repassados R$ 180 mil, e mais R$ 280 mil ainda beneficiarão os produtores e a região. Ao todo são R$ 460 mil investidos na região por meio da parceria entre Sema, Pará Rural e Moradores da APA Araguaia.

O projeto tem a finalidade de possibilitar o aumento da produção de alimentos com melhoria da qualidade de vida das famílias, recuperando áreas degradadas e fortalecendo a associação local. Com isso se pretende aumentar em 50% a produção de cupuaçu, em 20% a produção de frangos e ovos caipira, e recuperar 68 hectares de áreas alteradas e de preservação permanente, na APA Araguaia. O gerente do Pesam, Abel Pojo, pontuou que a Sema apoia o programa desde a implantação. “Incentivar projetos como este reduz as possibilidades de degradação ambiental na área protegida”.

Fábio Henrique, coordenador do programa, ressaltou que o segundo repasse fomentará plantio de cupuaçu (Theobromagrandiflorum) e a implantação de um viveiro de mudas em regime comunitário, e que cada produtor participante do projeto deverá reflorestar um hectare de mata. “Visitei algumas propriedades e constatei que o projeto foi bem desenvolvido”, destacou.