Conselheiros aprovam plano de manejo do Parque Estadual do Utinga

 

essa hj01               essa hj03

Belém, 24/10/13 – A 4ª reunião ordinária deste ano do conselho gestor do Parque Estadual do Utinga (Peut) aprovou o plano de manejo do local. A pauta envolveu a legalização fundiária frente à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), detentora de áreas utilizadas para pesquisas dentro do parque desde 1989; a construção Centro de Pesquisa da Ictiofauna da Amazônia (Amazonário),  o prolongamento da avenida João Paulo II, entre outras intervenções na Área de Proteção Ambiental. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 24, no auditório da Diretoria de Áreas Protegidas, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

O gerente do Parque Estadual do Utinga, Vitor Mattos apresentou aos conselheiros os principais benefícios ambientais das obras, especialmente o projeto de esgotamento sanitário, que a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai executar no entorno do Peut, com destaque para a proteção dos lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem Belém e parte de Ananindeua de água.

Os 15 conselheiros, que representam órgãos públicos, a sociedade organizada e instituições de pesquisas, também debateram a renovação do conselho gestor e sua autonomia democrática e consultiva, que tem seus integrantes renovados a cada dois anos. A próxima reunião entre os conselheiros e a direção do parque está agendada para o dia 7 de novembro de 2013.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará