Sema participa do I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais no Hangar

Belém, 22/10/13 – O I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais, que acontece durante a IV Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, começa na quarta-feira, 23, e vai até dia 25 de outubro, no Centro de Convenções Hangar. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), por meio da Gerência de Povos Indígenas e Quilombolas, da Diretoria de Áreas Protegidas, tem participado das reuniões para a institucionalização da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA) da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

A Diretoria de Áreas Protegidas estará presente no evento com a exposição “Mostra de Tecnologias Sociais” e produtos da sociobiodiversidade das áreas protegidas em que atua: Terra Indígena Mapuera, com a pimenta “Assîsî”, da etnia Wai Wai; o mel Tembé, produtos de artesanato e outras participações.

O evento fortalece as comunidades tradicionais através das Tecnologias Sociais como estratégia de desenvolvimento e inclusão social. Para isso, é essencial integrar os atores que atuam no Estado, os fazedores de política, os segmentos da sociedade civil, universidades e institutos de pesquisa.

A RTS/PA é um colegiado consultivo e deliberativo integrado por um conjunto de instituições de governo, setor produtivo, organizações da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa para coordenar, compartilhar e fomentar ações que contribuam com o desenvolvimento, reaplicação e difusão de Tecnologias Sociais em escala, com o propósito de promover o desenvolvimento sustentável do estado do Pará. A Tecnologia Social compreende produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que represente efetivas soluções de transformação social.

A Rede Paraense será oficializada durante o I Fórum Paraense de Tecnologias Sociais. Os interessados podem se inscrever para o evento através do email dts@secti.pa.gov.br ouprojetoconbioquilombo.sema.pa@gmail.com, para que seja elaborada uma lista de participantes da Sema.

Ascom Sema

(3184 3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará