Servidores da Sema participam de Intercâmbio Internacional na Holanda

Belém (17/10/13) – Técnicos da Gerência de Geoprocessamento e Cartografia (Gecar), da Coordenadoria de Ecossistemas (CEC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participaram de treinamento em processamento de imagens de radar, na Universidade de Wageningen (Holanda), no período de 16 de setembro a 04 de outubro.

O treinamento integra o projeto Augmenting Forest Monitoring Capacity in the Brazilian Amazon through Radar Remote Sensing, financiado pela Fundação Moore e executado pela Universidade de Wageningen (WU).

O projeto, que prevê o uso de imagens de radar e de programas computacionais, aumentará a capacidade de monitoramento da cobertura vegetal em território paraense, em complementação à análise de imagens óticas obtidas por satélites.

“No momento, os brasileiros estão usando sensoriamento remoto ótico, fotos. Ao usar imagens de radar você pode ver através das nuvens. Isso significa que você pode monitorar grandes áreas com mais frequência, ou até mesmo pela primeira vez” afirma Dirk Hoekman, coordenador do Projeto e associate professor at Earth System Science – WU.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará