Educação ambiental orienta pescadores sobre crimes ambientais no lago de Tucuruí

imagem12                              imagem12245

Belém, 16/10/13 – Uma ação de educação ambiental foi desencadeada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) nos municípios de Itupiranga, Jacundá, Tucuruí e Novo Repartimento, no início de outubro, para esclarecer aos pescadores locais sobre os crimes ambientais relacionados à pesca no Lago de Tucuruí. Esses municípios compõem o Mosaico de Unidades de Conservação da região.

Os crimes ambientais estão relacionados com a utilização de armas de ar comprimido ilegais com arpões, redes com os nós menores do que o permitido e estendidas por toda a extensão do lago, pescarias de espécies consideradas por lei em períodos de defeso e outras irregularidades, que precisam de gestão para evitar danos à fauna aquática e às populações que sobrevivem da pesca.

A Gerente da Unidade de Conservação, Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa, realizou reuniões com as organizações e comunidades locais em cada um dos municípios para levantamento das necessidades de gestão. “A ação contemplou cerca de 500 pescadores que desenvolvem suas atividades na região do Lago de Tucuruí”, contabilizou.

Ascom Sema

(91) 3184 3341

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará