Convênio para prevenção de incêndios entre Sema e Vale está renovado

      hj

Belém (09/10/13) – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) do Pará e a empresa Vale renovaram nesta quarta-feira, 9, Acordo de Cooperação Técnica que visa o fornecimento de dados climatológicos pela empresa à Sema. O documento foi assinado pelo titular do órgão ambiental, José Alberto Colares, e pela diretora de Meio Ambiente da Vale, Gleuza Jesué, e teve como testemunhas o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Sema, Flávio Macedo, os gerentes de Planejamentos da Vale, Patrícia Daros, e de Licenciamento Ambiental da Vale, Luciano Madeira.

O secretário José Colares, disse que esse convênio permite a análise da suscetibilidade do solo à propagação de incêndios florestais. “Para quem trabalha com fogo, ter acesso aos dados climatológicos é fundamental, pois permite uma análise detalhada da situação e garante um maior controle desse tipo de incêndio”, declarou.

Desenvolvido pela Vale, o Sistema de Monitoramento de Incêndios Florestais (SMI), é uma ferramenta de informação geográfica e oferece recursos automáticos para a geração de níveis de alerta, praticamente em tempo real, a partir das informações de focos de calor disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Inicialmente, o equipamento começou a ser usado para o controle e combate a incêndios na Floresta Nacional (Flona) de Carajás, uma área de mais de 400 mil hectares de mata conservada no Sudeste paraense.

Em outubro de 2009, por meio de convênio, a Vale entregou oficialmente o SMI ao Governo do Pará, para uso e priorização de suas ações de combate a queimadas ilegais, na fiscalização do desmatamento no Estado, principal causa dos focos de incêndios.

Ascom Sema

(91) 3184-3341

 

Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade
Travessa Lomas Valentinas, 2717, CEP: 66093-677. Belém/Pará