Técnicos da Sema recebem capacitação para gestão de recursos hídricos

Belém, 04/10/13 – A capacitação de membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), Câmaras Técnicas e técnicos das Unidades Regionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) foi o objetivo do Seminário de Recursos Hídricos realizado na quinta-feira, 3, no auditório da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais do Brasil (CPRM).

A Diretora de Recursos Hídricos da Sema, Verônica Bittencourt, destacou os avanços na implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e os principais desafios. “Nosso Estado, apesar do grande potencial hídrico, necessita realizar estudos de disponibilidade, ampliar a rede de monitoramento e aperfeiçoar o instrumento de Outorga no Pará” enfatizou.

Coordenado pela Sema, o evento contou com a participação do representante da Agência Nacional das Águas (ANA), Marco Amorim, que explicou sobre os aspectos legais, institucionais, da fiscalização da gestão de recursos hídricos no Brasil e da cobrança pelo uso da água. “O modelo de implementação da política deve ser participativo, refletindo os desejos da sociedade, afinal, a população é que sofre os impactos da má utilização desses recursos”, destacou.

Adriana Lustosa, integrante do Ministério do Meio Ambiente (MMA), debateu as prioridades do Plano Nacional de Recursos Hídricos e a importância de elaboração do Plano Estadual, que deve ser um instrumento que orienta a implementação da Política Estadual, estabelecendo as diretrizes, metas e ações.